sexta-feira, 27 de abril de 2012

Fatos e a ponta da história do Chuck Norris


Chuck Norris e o Taekwondo ocidental


    Todos (agora sem exceção) os nerds praticam alguma arte marcial. Eu pratico Karatê (faixa laranja).
      Enfim, durante uma conversa informal com meu mestre, começamos a falar sobre o processo que trouxe o Taekwondo da Coréia para o ocidente, após a Segunda Guerra Mundial. Para minha surpresa, meu mestre disse que um dos grandes responsáveis pela popularização da arte marcial coreana no ocidente foi ninguém menos que Chuck Norris. Sim, a referência de macheza e virilidade da internet, o superstar texano (na verdade, ele nasceu em Oklahoma) destruidor de mundos Carlos Ray Norris Jr.
Antes de mais nada, cabe aqui dar uma aulinha de história para entendermos direitinho o nexo que liga Taekwondo, Segunda Guerra Mundial e Chuck Norris.
               Com o fim da Segunda Guerra, começou a Guerra Fria e o mundo se dividiu em dois. A Coréia também. Como todos sabem, durante a Guerra Fria, tanto os EUA, como a URSS, na sua disputa por áreas de influência, ofereciam ajuda financeira, proteção militar, entre outras coisas, em troca de apoio numa possível Terceira Guerra. Na minha opinião, isso era outra forma de invasão, mas tudo bem. O que importa é que os ianques descobriram o Taekwondo ao chegar na Coréia do Sul.
               Aí entra Chuck Norris. Não me perguntem o porquê, mas ele foi para a Coréia no início da década de 60 e, como um prodígio, logo alcançou a faixa preta em Taekwondo. Em 1966, quando foi criada a International Taekwondo Federation (ITF), Norris já tinha retornado (1964) aos EUA como um grande lutador de “Caratê Coreano” (nomenclatura antiga do Taekwondo), ganhando vários campeonatos, nacionais e internacionais, de Caratê amador. Em 1968, foi campeão dos pesos-médios de Caratê e defendeu seu título, invicto, até sua aposentadoria dos ringues em 1974. Estreou como ator em 1969, atuando ao lado de Bruce Lee em Way of the Dragon.
         O Taekwondo ocidental deve muito à carreira de Norris como ator. Olhar seu destruidor Timio-tora-bacat-tchagui (popularmente conhecido como Roundhouse Kick) incentivou vários jovens, fãs de filmes de artes marciais, a integrarem as fileiras dos dojos de Caratê e Taekwondo pelos países americanos, em geral. O ator-lutador fundou a United Fighting Arts Federation, com cerca de 2300 faixas-pretas. Também foi o primeiro ocidental a ser Grão-Mestre (8º dan que vem depois da faixa preta) pela ITF. Hoje em dia, o sexagenário ex-lutador preside a Kick-Start foundation: uma organização que tira crianças texanas da marginalidade através da implementação do Taekwondo no currículo escolar. A fundação começou com 150 crianças e hoje conta com cerca de 4200 em mais de 30 escolas diferentes. Chuck Norris continua trabalhando para o crescimento do Taekwondo no ocidente.
        Como diria um personagem de “Os feiticeiros de Waverly Place” (Justin Russo) : "Eu prefiro ser Chuck Norris, que faz mais flexões que você, explode meio mundo e não leva um tapa".
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário